Cibervida, Cibermorte, Cibersorte, em formato de Ebook, está disponível na Amazon. O livro é a primeira experiência de Cleidiana Ramos no campo da ficção.
Dividido em três capítulos, Cibervida, Cibermorte, Cibersorte conta histórias recheadas de aventuras e desventuras por conta do uso das tecnologias da informação e comunicação.
“Uma das minhas histórias preferidas nessa coleção é a intitulada O Salvamento de São Cipriano, que tem como protagonista João do Couro. O cenário é minha terra Iaçu e mistura tecnologia com o pensamento mágico local por meio da interação do personagem com criaturas fantásticas, mas também o envolvimento com problemas ambientais atuais”, diz a autora.
A história de João do Couro faz parte do capítulo três denominado “Livro dos Encantados”. Cibervida, Cibemorte, Cibersorte, segundo Cleidiana Ramos está em um campo de experimentação e, por isso, ela em evitado colocá-lo em uma categoria específica de literatura.
O lançamento do livro faz parte do projeto I-Omi desenvolvido para comemorar os 25 anos de carreira no jornalismo de Cleidiana Ramos. A versão digital de Cibervida, Cibermorte, Cibersorte foi lançada no último dia 29 em conjunto com a segunda edição de Os Caminhos da Água Grande, livro-reportagem que conta as histórias do município de Iaçu. A festa aconteceu na Estação Ferroviária de João Amaro, no distrito de João Amaro, em Iaçu.
Confira a sinopse:
Cibervida, Cibermorte e Cibersorte conta a história de pessoas que tiveram as suas vidas profundamente transformadas pelo uso das novas tecnologias da informação e comunicação mediadas pela Internet durante a pandemia de coronavírus no Brasil. Mas à medida que a história avança percebemos que ela transcende essas experiências individuais, afinal estes personagens e seus dramas são apresentados por uma divindade surgida na idade-tecnologia. As experiências narradas nesse romance ocorrem no mundo tornado possível pela humanidade para abrigar essa nova deusa/deus/deuse, que explica não ter problema com categoria de gênero e que recebe os mais diversos tipos de culto. Cidadania, trabalho, vida, morte, fé e prática religiosa estão cada vez mais alteradas por conta das potencialidades oferecidas por essas novas tecnologias. Assim é possível engajar-se na defesa de um projeto de poder que corrói todas as suas escolhas morais por falta de capacidade cognitiva para interpretar informações que chegam em profusão por ferramentas como o WhatsApp. Mas também é possível que um oprimido use a combinação entre técnica e magia tradicional a seu favor. O eixo dessa obra não são as histórias desses personagens e sim a divindade que nos transformou no modelo perfeito de devotos: aptos a lhe prestar culto, sem questionamentos.
Veja a arte com um trecho do texto O Salvamento de São Cipriano.
Para adquirir Cibervida, Cibermorte, Cibersorte é só acessar o site da Amazon, clicando aqui.
Já o exemplar de Os Caminhos da Água Grande pode ser solicitado por meio do email projetoiomi25@gmail.com.