Projeto I-Omi recebe Marielson Carvalho em live especial nessa quinta

Na próxima quinta-feira, 14, o professor da Uneb e pesquisador Marielson Carvalho será o convidado da live especial do projeto I-Omi, a partir das 19 horas no perfil @cleidianaramos no Instagram. A ação é um aquecimento para a comemoração dos 25 anos de jornalismo de Cleidiana Ramos em Salvador. A festa acontecerá no próximo dia 19, na Casa do Benim, Pelourinho, às 19 horas, onde ocorrerá o lançamento dos livros Os Caminhos da Água Grande, (segunda edição), e Cibervida, Cibermorte,  Cibersorte.

Marielson Carvalho é  mestre (UFPB) e doutor (UFBA) em Literatura e Cultura. Professor adjunto de Literatura e Cultura Afro-Brasileiras na Uneb e fotógrafo, ele é autor de  Acontece que eu sou baiano: identidade e memória cultural no cancioneiro de Dorival Caymmi e Caymmianos: personagens das canções de Dorival Caymmi. A diáspora musical de Angélique Kidjo é o título provisório do seu novo livro que vai abordar a obra desta compositora e cantora. No trabalho, Marielson Carvalho vai analisar as conexões da arte de Angélique Kidjo, natural do Benim, com a música afrodiásporica das Américas.

Na live, Marielson Carvalho vai analisar o livro Cibervida, Cibermorte e Cibersorte, que é uma experimentação de Cleidiana no campo da ficção. A coletânea de histórias aborda personagens e episódios que se deparam com os desafios e imbricações cada vez mais surpreendentes e às vezes doentias das relações com as tecnologias de informação e comunicação. Mas há também os casos de redenção.

Na pauta da conversa também estarão aspectos e desafios da criação literária, os gêneros disponíveis para contar as histórias e as relações dos autores com seus personagens. As conexões entre jornalismo e literatura também serão abordadas.

Encontros

Desde maio, Cleidiana Ramos vem desenvolvendo o projeto I-Omi que consistiu em uma série de atividades para comemorar seus 25 anos de carreira no jornalismo. Na primeira fase, as lives receberam jornalistas e outros profissionais que atuam em campos dos temas mais presentes na produção da jornalista.

No dia 29 de setembro ocorreu uma edição da festa em Iaçu, município que é o tema do livro-reportagem Os Caminhos da Água Grande com segunda edição lançada durante este projeto. Na ocasião, Cibervida, Cibermorte, Cibersorte foi lançado em formato de ebook, disponível na rede Amazon.

O projeto também consistiu no desenvolvimento de uma campanha de crowdfunding pela plataforma Catarse. Foi essa ação que permitiu a edição de forma independente.

Confira informações sobre Cibervida, Cibermorte, Cibersorte.